Home Estudos e Mensagens O cordão de três dobras

O cordão de três dobras

827
1

Ec. 4:9-12 (9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.)

Como vemos por este texto o casal é uma instituição divina muito importante, pois o próprio Deus se instituiu como principal membro desta união . O cordão de três dobras não se quebra – o homem um – a mulher dois – e Deus como a terceira pessoa completando a união. É isso que é casamento para Deus, o homem e a mulher tem que permitir que Deus faça parte desta união como cabeça , ou nada sairá bem, pois o homem é o cabeça da mulher , mas Deus é o cabeça do homem . 1Co 11:3(Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão , e o varão, a cabeça da mulher; e Deus , a cabeça de Cristo ).
Mas o que se tem visto por ai, não é bem isso, e com freqüência acontece no convívio de um casal cristão, desavenças por não deixarem Cristo ser o cabeça desta união. Ocorrendo diversos problemas como :

Viver só de aparência.
Dormir brigados, as vezes em lugares separados.
Fazem sexo somente por obrigação.
Se tornam os piores amigos dos filhos.

A FALTA DE COMUNICAÇÃO

É um, ou o maior problema que ocorre no convívio de um casal .O erro de não se comunicar geralmente acontece , porque o casal é formado por pessoas de personalidades diferentes que estão vivendo juntas, sob o mesmo teto, a mesma cama, o mesmo banheiro, e desfrutam do corpo um do outro. Gn 2:24b(…e ambos serão uma só carne ).
Mas o homem por ter sido constituído por Deus como cabeça, as vezes abusa , se esquecendo que existe uma cabeça superior a ele (Deus).
A mulher já por sua vez não suporta mais ser humilhada , deixada de lado, quer seus direitos. Os dois querem e porque querem dar ordens , querem ser obedecidos , querem ter razão em tudo , mas nenhum dos dois quer admitir que está errado, que sente muito em ter ofendido o outro, em pedir perdão , em dizer que ama o outro.
Estes atritos de autoridades geram magoas, recentimentos, desrespeito, impaciência. Em um ambiente onde existe estes sentimentos. A comunicação será péssima . Mas o que o casal deve fazer é ceder as vontades um do outro, se respeitando mutuamente. Medite em Efésios 4:26-32 (26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;/ 27 nem deis lugar ao Diabo./ 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade./ 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem./ 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção./ 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia./32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.).

COMO DEUS VÊ O SEXO

O sexo é outro problema graves que tem matado os casais cristãos, que por sua vez deveriam ser os casais mais bem relacionados sexualmente, pois tem o Espirito Santo para os ensinar, Jo 14:17 (O Espirito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê , nem o conhece; mas vós o conheceis , porque habita convosco e estará em vós).
Um dos maiores erros dos cristãos é achar que o sexo tem a ver com o pecado. Mas se nós olharmos para o que Deus pensa a esse respeito, veremos que Deus se alegra muito quando o sexo é bem utilizado pelo casal. Veja Hb 13:4( Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará .).

CUIDADO COM O ECESSO DE SANTIDADE

Geralmente quando queremos nos santificar , descartamos a possibilidade de termos sexo em abundância . E isso nos pode causar graves problemas , pois alguns cônjuges chegam a ficar mais de uma semana sem ter relação sexual, se santificando , com jejuns orações e sacrifícios. E na maioria das vezes isso é feito apenas por um dos cônjuges , aumentando ainda mais o problema. Vejamos o que a palavra de Deus diz a esse respeito. 1Co 7:5 (Não vos desfruteis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração ; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.).
O ato sexual é muito importante no casamento, na união , na compreensão, no conforto mútuo. Por isso precisamos conhecer a pessoa amada. Não apenas seu interior, mas seu corpo. Precisam perguntar a si mesmo se estão fazendo seu cônjuge feliz sexualmente. 1Co 7:3,4(O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido./ A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido ; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo , mas tem-no a mulher.). Um casal precisa falar abertamente sobre isso um com o outro, pois isso agrada a Deus.
O sexo só é pecado quando é feito fora dos padrões divinos, mas quando é feito por um casal de acordo com os padrões divinos , é uma benção. Se não fosse assim Deus não teria instituído um livro (Cantares de Salomão ) somente sobre esse assunto . Ct 1:2-4(Beije-me ele com beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho./para cheirar são bons os teus ungüentos ; como ungüentos derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam./Leva-me tu, correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recâmaras . Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos , mais do que do vinho; os retos te amam).Ct 2:6 (A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça , e a sua direita me abrace ). Ct 7:6 (Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delícias !). Ct 7:12 (Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se abre a flor , se já brotam as romãzeiras; ali te darei o meu grande amor).

O RESPEITO MÚTUO

O respeito agrada a Deus, pois ele esta sempre cobrando isso de nós . É fundamental para um casal o respeito : Na forma de se tratar .
Nunca nenhum dos cônjuges deve dar respostas ásperas ou destratar o outro na frente de outras pessoas ou dos filhos, mesmo estando com razão pois isso entristece e fere os sentimentos do cônjuge. Pv. 15:1 (A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura sucinta a ira).
Na forma de conduzir uma discussão. É necessário ser sábios para não transformar uma discussão em contenda. Pv. 17:14 (Como o soltar as águas ,é o principio da contenda; deixa por isso a porfia , antes que sejas envolvido.).

COMO VENCER O COMODISMO

Nunca deixem que seu casamento se transforme numa vida só de grupo, mas procure sempre estar trazendo algo novo para o seu lar.

O MARIDO – Respeite sua mulher na sua fragilidade, fazendo-a feliz no sexo, respeitando as suas indisposições. Protegendo a família , sendo compreensivo nos erros, dando honra a seus filhos sem nunca usar a sua autoridade com violência, levando sempre todos a compreender a vontade de Deus para as suas vidas . este é o serviço do sacerdócio do marido. Ser líder requer uma compreensão muito grande , pois sua mulher e seus filhos esperam isso em você. Ef. 5:25-29 ( Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,/para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,/ Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível./ Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher , ama-se a si mesmo./ Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja). 1 Pe. 3:7 (Igualmente vós, maridos , coabitai com elas com entendimento , dando honra à mulher, como vaso mais fraco ; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida ; para que não sejam impedidas as vossas orações).

A MULHER – Respeite seu marido , pois ele é o cabeça e protetor, faça-o feliz, não tirando-lhe a autoridade, mas a complementado, pois você é a sua adjutora. Arrume sua casa não para se mostrar aos outros, mas para que seu marido possa se sentir a vontade dentro de casa, e seus filhos também. Não seja áspera quanto ao cuidado da casa, pois com brandura e amor consegue que seu marido a ajude nas tarefas do lar , lhe dando ainda maior respeito para com os seus filhos. Procure satisfazer seu marido na relação sexual, e sempre o terá em casa mais cedo. Pv. 30:10-31 (10 Não calunies o servo diante de seu senhor, para que ele não te amaldiçoe e fiques tu culpado./11 Há gente que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe./12 Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia./13 Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima./14 Há gente cujos dentes são como espadas; e cujos queixais são como facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens./15 A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta;/16 o Seol, a madre estéril, a terra que não se farta d’água, e o fogo que nunca diz: Basta./17 Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia./18 Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço:/19 o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem./20 Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniqüidade./21 Por três coisas estremece a terra, sim, há quatro que não pode suportar:
22 o escravo quando reina; o tolo quando se farta de comer;/23 a mulher desdenhada quando se casa; e a serva quando fica herdeira da sua senhora./24 Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias;/25 as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida;/26 os querogrilos são um povo débil, contudo fazem a sua casa nas rochas;/27 os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos enfileirados;/28 a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis./29 Há três que andam com elegância, sim, quatro que se movem airosamente:/30 o leão, que é o mais forte entre os animais, e que não se desvia diante de ninguém;/31 o galo emproado, o bode, e o rei à frente do seu povo )

FORMAS DE TRATAMENTO E APELIDOS

Muitos casais ao passar do tempo e devido ao comodismo, mudam a forma de se tratarem, deixam de lado o – “Amor, meu bem, querido(a), esposo(a) etc.”. E passam a se tratar de : Pai, mãe, filho, filha , velho(a), e outros apelidos que não soam muito bem.
Fazendo isso o casal vai minando a sua intimidade, pois troca as palavras de amor e carinho, por palavras ditas de acordo com a situação, sem perceber a cada dia , se tornam mais distantes de dizerem um ao outro “EU TE AMO”.
Essa atitude de tratamento está longe do exemplo que nos da o livro de Cantares de Salomão, veja o Cap. 7.
1 Quão formosos são os teus pés nas sandálias, ó filha de príncipe! Os contornos das tuas coxas são como jóias, obra das mãos de artista./2 O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios./3 Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela.
4 O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz é como torre do Líbano, que olha para Damasco./5 A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso pelas tuas tranças./6 Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!/7 Essa tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios aos cachos de uvas./8 Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o das maçãs,/9 e os teus beijos como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e se escoa pelos lábios e dentes./10 Eu sou do meu amado, e o seu amor é por mim.
11 Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias./12 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se estão abertas as suas flores, e se as romãzeiras já estão em flor; ali te darei o meu amor./13 As mandrágoras exalam perfume, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; eu os guardei para ti, ó meu amado.

CONCLUSÃO :

O casamento não é feito de problemas apenas, é feito de ternura, alegria, descontração, conforto e desafios. E o maior desafio, tanto para o homem, como para a mulher, é o desafio de compreender o outro. E não há compreensão se não houver misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência.
Compreensão é desafio permanente, e na prática , determina a qualidade de vida matrimonial, o crescimento ou fracasso do casamento. Cl. 3:12-14(12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. )

Autor: Pr. Valqueris Tentemplis Martins

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here