Tipos de interpretação do Apocalipse

Tag  Tags: , , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Quando se fala em palavra profética, logo vem a mente a impressão de pessoas entregando profecia, ou revelações. Porém quando falamos em estudos da Palavra Profética, referimo-nos a profecia bíblica, revelada nela o futuro.

Estudar as profecias bíblicas, é estar atento ao programa de Deus em relação a Israel, A Igreja e as Nações.

Qualquer pessoa pode entender os acontecimentos importantes da profecia bíblica, se dedicar um pouco de seu tempo comparando texto com texto, evitando a tentação de espiritualizar qualquer coisa que, de inicio, pareça complexa. Uma boa regra de ouro da interpretação bíblica:

“Quando o pleno entendimento da Escritura forma o sentido comum, não procure outro, mas tome cada palavra em seu principal significado literal, a menos que os fatos do contexto imediato indiquem claramente outro sentido.”

– Dr. David L. Cooper.

Então qual é a interpretação aceitável?

O livro de Apocalipse tem tido inúmeras interpretações diferentes.

Porém, gostaríamos de demonstrar que a interpretação correta é a futurista.

Mencionaremos quatro tipos básicos de interpretação que tem muito usadas.

A interpretação futurista

Esta interpretação coloca as profecias do livro de Apocalipse como fatos que ainda não se cumpriram. Tais profecias começam no capítulo 4 em diante.

Esta interpretação foi a mesma que a igreja primitiva usou durante sua história evangelística, desde o momento dos apóstolos que estavam com Jesus Cristo até o século IV.

Esta interpretação toma como regra o sentido literal das profecias, a menos que os fatos demonstrem o contrário.

Esta é a única interpretação considerada aceitável para o livro do Apocalipse.

A interpretação histórica

Esta interpretação toma como base que os fatos que João descrevia tinham lugar durante a história da igreja e insinua que todos os fatos já teriam acontecido quando olhamos para trás na história da humanidade. Obviamente, seria muito difícil encaixar TODAS as profecias do livro de Apocalipse em fatos históricos que JÁ aconteceram.

Simplesmente, isto faz com que esta interpretação não tenha fundamento.

A interpretação espiritualista ou Simbólica.

Existe uma interpretação que considera todo o conteúdo do livro em sentido figurado (ou até metafórico).

Esta interpretação supõe que João estaria falando de um conflito espiritual e não de uma experiência física e real.

Esta interpretação tem sempre a tendência de considerar que o mundo estaria cada vez mais e que estaríamos todos ingressando em um novo reino e que as profecias seriam apenas o conflito espiritual pessoal de João.

Porém, todos os acontecimentos dos séculos XX e XXI mostram que o mundo tem somente piorado, promovendo uma verdadeira degeneração da raça humana. Isto prova que esta interpretação nào tem fundamento.

A interpretação preterista

Esta interpretação considera que João teria escrito Apocalipse antes da destruição do Templo em 70 d.C. e que estas profecias seriam fatos que aconteceram na mesma época de quando o livro foi escrito.

Esta posição é praticamente insustentável, porque basta retrocedermos na história, tentando encaixar os eventos de Apocalipse que veremos que as profecias ainda não aconteceram. Nem mesmo os imperadores romanos, conhecidos por sua maldade, se encaixariam no perfil descrito para o anticristo.

Também vemos que a profecia da profanação do Templo descrita em 2 Tessalonicenses 2:3-4 ainda não aconteceu.

Portanto, vemos que a única interpretação aceitável para o livro de Apocalipse é a futurista.

Quatro razões fundamentais para se estudar o livro de Apocalipse

O livro do Apocalipse é o único 100% dedicado aos acontecimentos futuros que Deus preparou para a humanidade. Gostaria de mostrar quatro razões fundamentais para se estudar este livro:

1. Aqueles que lêem este livro terão uma bênção especial de Deus Apocalipse 1:3″Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”Obviamente, existe bênção para toda a Palavra de Deus, mas este livro promete uma bênção especial de Deus para todos que o lêem e escutam suas palavras.

2. Revela o maravilhoso plano de Deus para o futuro Todo ser humano sempre teve o interesse de saber sobre o futuro, especialmente agora, que o mundo está praticamente de ponta-cabeça. Quem lê o livro de Apocalipse terá a resposta sobre os eventos futuros e não se surpreenderá com os acontecimentos atuais.

3. Dá detalhes mais claros do que qualquer outro livro da Bíblia, no que se diz respeito à profecia bíblica Detalhes de fatos como o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo em sua segunda vinda, existem somente em Apocalipse 19. Também é o único livro que mostra a derrota final de Satanás e suas hostes. Outros detalhes como a nova Jerusalém que Deus preparou para seu povo estão somente neste livro.

4. O Apocalipse completa o círculo das verdades bíblicas Todas as verdades bíblicas que começam em Gênesis e em outras passagens bíblicas se completam em Apocalipse. Por exemplo:

Gênesis mostra o começo da humanidade no paraíso.

Apocalipse mostra o maravilhoso paraíso vindouro.·

Gênesis mostra como a humanidade perdeu a oportunidade de comer da árvore da vida (Gênesis 3:22-24).

Apocalipse 22:2 mostra que a humanidade em verdade comerá desta árvore ·

Gênesis 3-4 relata a primeira rebelião da humanidade contra Deus.

Apocalipse promete o fim de toda a rebelião humana. ·

Gênesis registra o primeiro assassino, o primeiro bêbado e o primeiro rebelde.

Apocalipse 21:27 promete uma cidade que nada impuro, nem os idólatras, nem os farsantes, senão somente aqueles que têm seu nome escrito no livro da vida, o livro do Cordeiro. ·

Gênesis 3-4 revela o trágico pesar que veio como resultado do pecado.

Apocalipse 21:4 promete que Deus enxugará toda lágrima dos olhos.

Autor: Rodrigo M. de Oliveira






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.