O encontro com Deus

Tag  Tags: , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Duas coisas estão sempre presentes em nossa vida: busca e encontro. A vida é uma constante busca. Busca de objetivo, de sentido, de realização pessoal, de auto-afirmação, de tantas coisas…

A vida é um constante encontro. Encontro com o viver, com a natureza, com o outro, com a família, com o ministério… Encontro consigo e com Deus. Não podemos fugir desses encontros. Muitas vezes nos sentimos sós. A solidão significa o não encontrarmos nada, ninguém e nem a nós próprios.

O homem vive sua existência numa constante insatisfação. Insatisfação e anseio são duas coisas que sempre estão presentes nele. Ele busca, busca… e não encontra. Algo lhe falta… Um encontro mais significativo. Um encontro com Deus… consigo… com o próximo… com a Missão.

Leia e Medite:

Gênesis 3.8-10. A fuga do homem e a busca de Deus. Enquanto o homem foge de Deus, o Senhor o busca. Uma busca que visa criar a oportunidade de um encontro. No encontro com Deus, este é quem toma a iniciativa da busca. Romanos 5.8, 1 João 4.9-11 e outros textos falam da iniciativa do amor divino, amando-nos e buscando-nos.

Salmo 42. O anseio do homem por Deus. O ser humano pode fugir da presença divina, mas dentro de si há um anseio por Deus. Ele somente encontra paz quando encontra Deus no seu viver. O homem, procurando satisfazer este seu anseio, vive à procura de Deus.

Buscando compreender a busca do homem por Deus, leia e medite estes textos da Palavra de Deus: Gn 3.8-10; Sl 42; Jô 1.11-14; Fp 2.5-11; Mt 17.9; Lc 9.1-30; Jr 31.31-34; Ez 36. 24-27; Rm 12.1-2; Gl 6.15; I Co 8.9-26; Jô 10.10; Rm 5.1-11; Ef 2.1-10.

O ser humano tem buscado algo que lhe possa dar sentido e satisfação. Ele busca proteção social, poder econômico, cultura, liberdade, justiça… Busca religião, moral, filosofia, mas não tem encontrado sentido e paz. Ele não terá paz e sentido enquanto não tiver um encontro com Deus.

Os textos citados acima falam a respeito do seu encontro com Deus. Vamos apresentar um pequeno resumo das idéias principais.

O homem tem buscado a Deus.

Por mais que você busque a Deus, o encontro com Deus não se dá nesta busca apenas. Não encontramos Deus porque o buscamos ou o descobrimos. É Deus quem nos encontra. Ele é quem vem ao nosso encontro em Jesus. Isto é Natal. Deus nos encontra. Ele se torna como nós e fica conosco.

Deus é quem cria a oportunidade do encontro. Ele usa as nossas oportunidades, a nossa situação. Ele sempre está buscando o homem, batendo à sua porta, visando encontrá-lo e fazer parte do seu viver. Leia Apocalipse 3:20

Como Deus se encontra conosco?

Desde que Deus criou o homem, ele vive buscando-o e com o objetivo de encontrá-lo. A iniciativa deste encontro sempre é de Deus. Em Jesus Cristo, somos encontrados por Deus. Um encontro de amor e vida – “eu vim para que tenham vida… e vida abundante.”

Como eu me encontro com Deus?

Deus deu o primeiro passo: veio ao meu encontro. Meu encontro com Deus se dá quando eu aceito esta busca divina. Quando eu creio e confio nesta busca de amor, e aceito a presença de Cristo em minha vida, tenho o meu encontro com Deus. É pela fé que eu me encontro com Deus. Pela fé eu passo a confiar no amor divino, entrego o meu viver a Deus, descanso Nele, saio de mim mesmo e passo a centralizar minha vida Nele. Sem fé, tudo isso é impossível (Hebreus 11.6).

Onde se dá este encontro com Deus?

No meio da vida. É por isso que Ele se tornou carne em Jesus. É na vida que Ele procura o homem e nesta vida o encontra. No meio da vida, da nossa realidade humana, em nossa situação particular, Deus nos encontra. Não precisamos ficar correndo atrás de Deus, subir a montanha para encontrá-lo. Ele já desceu da montanha e está à nossa espera no meio da vida, do abismo e até da fossa.

O que ocorre no meu encontro com Deus?

Todo o meu ser se encontra com Ele. É o homem total que se encontra com Deus: seu físico, sua mente, suas emoções, sua vontade, sua vida social, econômica, seu viver moral, sua realidade espiritual, seu ser psicológico. Não apenas a mente ou a emoção, ou a vontade, ou o espírito, mas todo o ser.
Ocorre um enriquecimento por parte de Cristo, uma renovação e uma transformação. É o encontro com Deus que possibilita uma nova vida em Cristo. Esta vida passa a ser vivida sob o Poder e a Graça de Cristo. Vivêmo-la com os recursos divinos. Leia II Coríntios 8.9 e Gálatas 5.16-26.

Os resultados deste encontro são:

• Reconciliação e perdão.
• Sentido para a vida.
• Encontro do amor.
• Verdadeira liberdade e alegria.
• Uma nova dimensão para a vida: serviço, dádiva e teocentrismo (Deus no centro do universo e de todas as coisas).
• Um encontro total: Encontrando-me com Deus passo a me encontrar com o próximo, com a família, a Pátria, a Igreja e o Reino de Deus.

O encontro com Deus é um encontro entre duas pessoas

A primeira é Cristo. Não me encontro com uma idéia a seu respeito, mas com uma pessoa real, viva e eterna. A segunda sou eu mesmo. É um encontro comigo. A partir daí este encontro se estende e se amplia em direção ao outro. Este meu encontro com Deus é a coisa mais fundamental de minha vida. Deste encontro dependerá todo o meu viver. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, …”

Deus abençoe a todos,

Igreja Metodista de Londrina

Pr. João Victor e Gislaine






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.