Pathan do Afeganistão

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os pathanes representam 53% da população Afegã e se encontram no leste do país. Uma quarta parte da população afegã é de fala persa e o resto está dividido em umas 40 tribos. Os pathanes formam a parte mais dominante da sociedade. São aqueles que tiveram a melhor educação e são mais ativos em cada área de função pública.

Desde a invasão russa em 1979 pelo menos a quarta parte da população afegã se refugiou no Paquistão Irã e outros lugares. Entre estes refugiados encontram-se os pathanes. Os que ficaram no Afeganistão vivem uma situação muito difícil.

São pastores semi-nômades e agricultores. Com receio dos ocidentais estas tribos muçulmanas independentes têm estado ilhadas do Evangelho desde o século VII.

Devido às condições sanitárias (principalmente a baixa qualidade da água) e a dureza do estilo de vida a média de expectativa de vida no Afeganistào é de apenas 46 anos. Estatisticamente é um dos menores números do mundo. Apenas 25% dos adultos são alfabetizados. A necessidade por equipes médicas e professores qualificados é grande.

O POVO
Nome do Povo: Pathan
País: Afeganistão
Sua língua: Pashto Ocidental
População: 8000000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .02%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Bíblia
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em sexta-feira, março 12th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.