Luri do Irã

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os luris estão situados em Lurestão Balhtiari e Kukgiluyeh nos montes Zagros Irã. Cerca de metade é semi-nômade cultivando a terra e criando animais durante seis meses até que a época seca os expulse para as pradarias das montanhas em busca de pastos. O restante da população dedica-se à agricultura o ano inteiro. Apesar dessa divisão a maioria vive em aldeias e povoados fixos e só habita em tendas feitas de pêlo de cabra negra quando guiam seus animas até as pradarias. Aos poucos sua vida vem se tornando mais sedentária.

As tendas ou choças são a unidade básica de cada aldeia. A descendência é traçada pelo lado do marido (patrilinear); as comunidades familiares formam sub-tribos e várias sub-tribos constituem tribos dentro dos luris. A pressão do governo acabou com a autoridade dos chefes tribais (khãs) mas a vida ainda é organizada em tribos e sub-tribos.

O idioma oficial é o farsi cuja importância tem aumentado devido às possibilidades de receber educação. As práticas religiosas estão centradas no islamismo xiita mas sua fé é bem mais simples do que a dos iranianos que vivem nas cidades. Eles fazem peregrinações a tumbas e usam amuletos havendo também outros aspectos do islamismo popular.

Luri do Irã

O POVO
Nome do Povo: Luri
País: Irã
Sua língua: Luri
População: 4344000
Maior Religião: Islamismo Xiita
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

Fonte: Adote um Povo
Imagem: Nomad Place






Este artigo foi escrito em sexta-feira, fevereiro 19th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.