Kuna da Colômbia

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os kunas da Colômbia fazem parte de um grupo maior que abrange cerca de 15 mil indígenas. A grande maioria desse povo mora nas ilhas San Blas perto da costa do Panamá vivendo da pesca. Há uma diferença lingüística significativa entre os kunas colombianos e os que habitam nas Ilhas San Blas. Nos agrupamentos colombianos os kunas espalham-se numa faixa de aproximadamente dois quilômetros ao longo de um rio. Nenhuma das casas pode ser vista do rio mas a distância entre elas é pequena sendo ligadas por caminhos amplos e sombrios.

Cada família cuida de alguns jardins próximos. Grande parte de seus alimentos provém da pesca com linha e anzol lanças e veneno. Às vezes pescam também construindo barragens e usando engenhosos encanamentos de vime. Os kunas vivem em grandes famílias com um patriarca idoso e as filhas e genros trabalham juntos. São excelentes artesãos famosos pela fabricação de cestos. Outras fontes de renda e subsistência incluem os animais domésticos a venda de cocos e o comércio de seus produtos.

O POVO
Nome do Povo: Kuna
País: Colômbia
Sua língua: Kuna Paya-Pucuro
População: 646
Maior Religião: Animista
Cristãos: 69.97%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada

SEU PAÍS
País: Colômbia
População : 34939000
Religião Principal: Catolicismo
Evangélicos no País: 991000 (3.1%)
Número de Igrejas no País: 5367
Número de Missionários no País: 946
Liberdade de Pregação: Sim

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em terça-feira, dezembro 29th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.