Karakalpak do Uzbequistão

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os karakalpakes são mulçulmanos sunnitas que vivem à beira do mar Aral em Uzbekistão. Estão bem próximos culturalmente de seus vizinhos os uzbecos e os cazacos ainda que falem outro idioma. A maioria se dedica ao cultivo do algodão em terras coletivas ou da pesca no mar Aral. Dos 30% que vivem na cidade a maioria trabalha em indústrias que processam o algodão ou nas fábricas têxteis.

O seu sistema coletivo de produzir algodão trouxe uma situação de fatalidade aos karakalpakes e suas terras fatalidade esta que poderá piorar se não fôr combatida agora. Dois terços da população da República de Karakalpak sofre de hepatite tifo ou câncer do esôfago segundo uma reportagem soviética de 1989.

83% das crianças sofrem de alguma enfermidade e a taxa de mortalidade infantil é de 111 mortos por 1000 em algumas áreas ao mesmo tempo que outras partes da CEI é de 28 mortos por 1000 nascimentos. O mar Aral perdeu 66% da sua irrigação e a água que ficou está contaminada.

Karakalpak do Uzbequistão

O POVO
Nome do Povo: Karakalpak
País: Uzbequistão
Sua língua: Karakalpak
População: 409000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 300 (.07%)

Fonte: Adote um Povo
Imagem: David e Sue Richardson






Este artigo foi escrito em sexta-feira, fevereiro 19th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.