Jerba da Tunísia

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os jerbas são um grupo berbere que habita a ilha de Jerba ao sudeste da Tunísia. Esta ilha de aproximadamente 595 km² produz azeitonas tâmaras frutas e vegetais. Os jerbas dividem seu território com uma minoria judia e com outros grupos árabes.

Os jerbas são mulçumanos mas possuem características peculiares pois são da seita dos ibadis. Eles veneram somente a Alá (Deus) e não tanto a seu profeta Maomé ou outros intermediários. Além disto sua fé puritana promove uma sociedade igualitária.

Os jerbas praticam a poligâmia e fomentam o casamento entre primos irmãos. É algo pintoresco seu costume de engordar a noiva para o casamento.

Ultimamente se deu uma emigração maciça de homens em idade de trabalhar. Esta emigração se deu como resultado de uma super população que está afligindo a ilha.

O POVO
Nome do Povo: Jerba
País: Tunísia
Sua língua: Jerba
População: 105518
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em sexta-feira, fevereiro 19th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.