Hausa da Nigéria

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os hausas consistem em inúmeros grupos sudaneses que vivem na savana ao norte da Nigéria do Chade de Níger e de Burkina. São basicamente granjeiros ou boiadeiros estabelecidos em cidades e povoados que dependem de camelos para o comércio. Converteram-se ao islamismo no século XI.

Os hausas formavam várias cidades-estados poderosas e centralizadas que aumentaram sua influência mediante o controle das rotas comerciais que atravessavam o Saara. No início do século passado foram conquistados pelos fulanis em uma ‘jihad’ (guerra santa) e desde então encontram-se sob o domínio de Sokoto.

A cultura hausa é fortemente ligada ao islã o que torna difícil a penetração do Evangelho. Eles são muito preconceituosos quanto aos cristãos do sul da Nigéria e há forte perseguição aos hausas que se tornam cristãos.

O POVO
Nome do Povo: Hausa
País: Nigéria
Sua língua: Hausa
População: 23180000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Bíblia
Evangélicos (desse povo no país): 9270 (.04%)

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em sexta-feira, fevereiro 12th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.