Fulani Sokoto do Níger

Tag  Tags: , , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os fulanis sokotos constituem um dos grupos fulanis que abandonou a vida nômade como criadores de gado e fixou sua moradia. Eles falam um dialeto do fulani denominado sokoto um termo que além de ser o nome de um império do século XIX e de uma cidade nigeriana também se refere a um tributário do Rio Níger.

Predominantemente um povo muçulmano os fulanis consideram a si próprios como os mais supremos islamitas e os líderes da religião. Os fulanis que estabeleceram moradia perderam também alguns de seus traços culturais distintivos e às vezes até mesmo seu próprio idioma. Muitos falam hausa que é amplamente usada como língua comercial naquela região da África. De fato já houve algumas misturas e casamentos com o povo hausa. Os fulanis sokotos são um povo influente que vive em vilas e cidades.

Os fulanis sokotos são instruídos e dominam a liderança do islã na região. Muitos deles são funcionários do governo fiscais e políticos. Embora tenham algum gado sua área de interesse está na administração leis religião e educação. Praticamente toda a população é muçulmana sendo poucos os convertidos.

O POVO
Nome do Povo: Fulani Sokoto
País: Níger
Sua língua: Fulfulde Sokoto
População: 400000
Maior Religião:
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 280 (.04%)

SEU PAÍS
País: Níger
População : 8313000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 6838 (.1%)
Número de Igrejas no País: 94
Número de Missionários no País: 264
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em quinta-feira, janeiro 28th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Ambos, comentários e pings estão fechados no momento.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.