Dierma do Níger

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os diermas de Níger são descendentes do Reino de Songhai o qual ocupava anteriormente uma extensa área no Sahel África próximo ao Vale do Rio Níger. Com a queda do reino os diversos grupos se dividiram sendo o sub-brupo constituído pelos diermas o maior.

Em sua maioria os diermas são agricultores. Como as plantações são individuais trabalhadas somente pelos membros da família muitos filhos são desejáveis para ajudar na agricultura. Para ajudar na subsistência criam galinhas e gado entretanto o gado somente é abatido e consumido em cerimônias religiosas e festivais. Cada aldeia é organizada de maneira que todos os do sexo masculino possam traçar sua genealogia a partir de um único homem. Dentro da aldeia há sublinhagens cada uma encabeçada pelo homem mais velho da linhagem. Pratica-se a poligamia (em cerca de 25% das famílias) e as mulheres deixam suas aldeias para viver na de seus maridos.

O islamismo tem sido parte oficial da vida religiosa há mais de 500 anos; e outro componente é o culto à natureza. Seguem o calendário muçulmano e a lei ‘sharia’ mas também há feiticeiros terapias possessão de espíritos espíritos da natureza (terra e rio) e magia. Somente os diermas urbanos e mais sofisticados praticam uma vida islâmica mais ortodoxa.

O POVO
Nome do Povo: Dierma
País: Níger
Sua língua: Dyerma
População: 1500000
Maior Religião:
Cristãos: .05%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 300 (.02%)

SEU PAÍS
País: Níger
População : 8313000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 6838 (.1%)
Número de Igrejas no País: 94
Número de Missionários no País: 264
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em quarta-feira, janeiro 20th, 2010 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Ambos, comentários e pings estão fechados no momento.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.