Chiang da China

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os chiangues vivem no Tibete no distrito autônomo de Apa e na China desde a província de Szechwan até Nanping e Lihjang. São camponeses e artesãos e possuem uma sociedade simples e matriarcal. Usam batas de índigo com botões do lado direito e amarradas com um cinto. Às vezes vestem um tipo de calção dobrado com calças por baixo. Usam um colete de pele de ovelha e um turbante preto. Os colarinhos camisas mangas faixas aventais e sapatos são decorados com bordados quase sempre de uma única cor.

Não possuem língua escrita e em 1989 alguns passos foram dados para criar a escrita da língua chiang e hoje a maioria fala chinês.

Apesar da maioria ser budista são basicamente xamanistas e animistas na prática de sua religião com rituais com tambores de pele de cabra e longos textos recitados. Doenças são atribuídas a espíritos e compartilham deuses chineses que são consideradas divindades vivas. Em algumas áreas budistas prestam culto a ‘religião da pedra branca’ e elementos do daoismo (crença em um deus sem nome e desconhecido) também são encontrados.

A Bíblia não foi traduzida para a língua chiang e não há programas cristãos de rádio disponíveis para esse povo. Existe um número bem pequeno de cristãos chiangues.

O POVO
Nome do Povo: Chiang
País: China
Sua língua: Qiang Chiang
População: 25000
Maior Religião: Budismo Lamaista (Tibet)
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Sem dados
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: China
População : 1214221000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 57130000 (5%)
Número de Igrejas no País: 0
Número de Missionários no País: 0
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em terça-feira, dezembro 29th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.