Home Povos e Tribos Chiang da China

Chiang da China

114
0
RSS Feed

Os chiangues vivem no Tibete no distrito autônomo de Apa e na China desde a província de Szechwan até Nanping e Lihjang. São camponeses e artesãos e possuem uma sociedade simples e matriarcal. Usam batas de índigo com botões do lado direito e amarradas com um cinto. Às vezes vestem um tipo de calção dobrado com calças por baixo. Usam um colete de pele de ovelha e um turbante preto. Os colarinhos camisas mangas faixas aventais e sapatos são decorados com bordados quase sempre de uma única cor.

Não possuem língua escrita e em 1989 alguns passos foram dados para criar a escrita da língua chiang e hoje a maioria fala chinês.

Apesar da maioria ser budista são basicamente xamanistas e animistas na prática de sua religião com rituais com tambores de pele de cabra e longos textos recitados. Doenças são atribuídas a espíritos e compartilham deuses chineses que são consideradas divindades vivas. Em algumas áreas budistas prestam culto a ‘religião da pedra branca’ e elementos do daoismo (crença em um deus sem nome e desconhecido) também são encontrados.

A Bíblia não foi traduzida para a língua chiang e não há programas cristãos de rádio disponíveis para esse povo. Existe um número bem pequeno de cristãos chiangues.

O POVO
Nome do Povo: Chiang
País: China
Sua língua: Qiang Chiang
População: 25000
Maior Religião: Budismo Lamaista (Tibet)
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Sem dados
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: China
População : 1214221000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 57130000 (5%)
Número de Igrejas no País: 0
Número de Missionários no País: 0
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed