Home Povos e Tribos Cazaco do Cazaquistão

Cazaco do Cazaquistão

44
0
RSS Feed

Os cazacos um povo turco são o segundo maior grupo muçulmano da Ásia Central descendem dos ferozes cabaleristas que na antigüidade atacavam os comerciantes ricos que viajavam na Europa e na China. No passado foi muito influenciado por vários grupos étnicos e desde o colapso do comunismo soviético estão tentando retomar sua própria identidade.

São um povo semi-nômade que vive em tendas de feltro chamadas jurtas dedicando-se ao pastoreio de gado. Sob as regras do comunismo muitas de suas terras foram tomadas e divididas para formar fazendas coletivas que os obrigou a mudar para as cidades e viver em casas ou apartamentos pequenos. Devido a certas medidas políticas do governo da CEI o orgulho étnico têm aumentado e com isso o sentimento da irmandade islâmica. Embora sejam muçulmanos sunnitas muitos reconhecem espíritos e demônios locais. Esse grupo é considerado o menos islamizado das comunidades turcas da Ásia Central.

Hoje os cazakos continuam consultando xamans (curam as doenças pela magia comunicam-se com espíritos e controlam eventos). Praticam também vários rituais tradicionais antes e depois de casamentos nascimentos e mortes. Uma catástrofe ecológica minou seus recursos naturais e contaminou sua água potável e como resultado a taxa de mortalidade infantil é muito alta além de deficiências dos recém-nascidos.

O POVO
Nome do Povo: Cazaco
País: Cazaquistão
Sua língua: Cazaco
População: 8100000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 5000 (.06%)

SEU PAÍS
País: Cazaquistão
População : 17206000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 122090 (.73%)
Número de Igrejas no País: 271
Número de Missionários no País: 50
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed