Cazaco do Cazaquistão

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os cazacos um povo turco são o segundo maior grupo muçulmano da Ásia Central descendem dos ferozes cabaleristas que na antigüidade atacavam os comerciantes ricos que viajavam na Europa e na China. No passado foi muito influenciado por vários grupos étnicos e desde o colapso do comunismo soviético estão tentando retomar sua própria identidade.

São um povo semi-nômade que vive em tendas de feltro chamadas jurtas dedicando-se ao pastoreio de gado. Sob as regras do comunismo muitas de suas terras foram tomadas e divididas para formar fazendas coletivas que os obrigou a mudar para as cidades e viver em casas ou apartamentos pequenos. Devido a certas medidas políticas do governo da CEI o orgulho étnico têm aumentado e com isso o sentimento da irmandade islâmica. Embora sejam muçulmanos sunnitas muitos reconhecem espíritos e demônios locais. Esse grupo é considerado o menos islamizado das comunidades turcas da Ásia Central.

Hoje os cazakos continuam consultando xamans (curam as doenças pela magia comunicam-se com espíritos e controlam eventos). Praticam também vários rituais tradicionais antes e depois de casamentos nascimentos e mortes. Uma catástrofe ecológica minou seus recursos naturais e contaminou sua água potável e como resultado a taxa de mortalidade infantil é muito alta além de deficiências dos recém-nascidos.

O POVO
Nome do Povo: Cazaco
País: Cazaquistão
Sua língua: Cazaco
População: 8100000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 5000 (.06%)

SEU PAÍS
País: Cazaquistão
População : 17206000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 122090 (.73%)
Número de Igrejas no País: 271
Número de Missionários no País: 50
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em terça-feira, dezembro 29th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.