Home Povos e Tribos Butanês do Butão

Butanês do Butão

128
0
RSS Feed

Os butaneses são de aparência mongol. As roupas variam muito desde vestes de couro e pêlo de iaque (dos dakpas e brakpas) até os “ghos” (homens) e “kiras” (mulheres) da região central e ocidental que lembram um “robe de banho” colorido e um vestido longo com jaqueta de seda. Os butaneses na sua maioria são fazendeiros e/ou pastores. Algumas indústrias leves têm aparecido ultimamente e o turismo está crescendo.

A capital Thimphu é a maior cidade do país e possui aproximadamente 35.000 habitantes. O único aeroporto fica na cidade de Paro. Phuntsholing na divisa sul é uma conexão comercial muito importante com a Índia. A maioria das outras cidades se localizam nas sombras da montanhas Dzongs.

O Butão ficou fechado para os estrangeiros até o início dos anos 60. Uma presença cristã se concretizou através da Missão aos Leprosos Médicos Interserve assistência social através da Missão Santal Mongol e também através do testemunho de cristãos de fala nepali perto da fronteira.

A transmissão de rádio na língua Dzonkha começou nos anos 90. Oportunidades para o futuro podem existir através de assistência e apoio nas áreas de saneamento básico tratamento do esgoto e detritos sólidos distribuição de água potável e eletrificação rural.

O POVO
Nome do Povo: Butanês
País: Butão
Sua língua: Dzongka
População: 200000
Maior Religião: Budismo Lamaista (Tibet)
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Porções Bíbl
Evangélicos (desse povo no país): 20 (.01%)

SEU PAÍS
País: Butão
População : 671000
Religião Principal: Budismo
Evangélicos no País: 5000 (.01%)
Número de Igrejas no País: 64
Número de Missionários no País: 67
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed