Butanês do Butão

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os butaneses são de aparência mongol. As roupas variam muito desde vestes de couro e pêlo de iaque (dos dakpas e brakpas) até os “ghos” (homens) e “kiras” (mulheres) da região central e ocidental que lembram um “robe de banho” colorido e um vestido longo com jaqueta de seda. Os butaneses na sua maioria são fazendeiros e/ou pastores. Algumas indústrias leves têm aparecido ultimamente e o turismo está crescendo.

A capital Thimphu é a maior cidade do país e possui aproximadamente 35.000 habitantes. O único aeroporto fica na cidade de Paro. Phuntsholing na divisa sul é uma conexão comercial muito importante com a Índia. A maioria das outras cidades se localizam nas sombras da montanhas Dzongs.

O Butão ficou fechado para os estrangeiros até o início dos anos 60. Uma presença cristã se concretizou através da Missão aos Leprosos Médicos Interserve assistência social através da Missão Santal Mongol e também através do testemunho de cristãos de fala nepali perto da fronteira.

A transmissão de rádio na língua Dzonkha começou nos anos 90. Oportunidades para o futuro podem existir através de assistência e apoio nas áreas de saneamento básico tratamento do esgoto e detritos sólidos distribuição de água potável e eletrificação rural.

O POVO
Nome do Povo: Butanês
País: Butão
Sua língua: Dzongka
População: 200000
Maior Religião: Budismo Lamaista (Tibet)
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Porções Bíbl
Evangélicos (desse povo no país): 20 (.01%)

SEU PAÍS
País: Butão
População : 671000
Religião Principal: Budismo
Evangélicos no País: 5000 (.01%)
Número de Igrejas no País: 64
Número de Missionários no País: 67
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em segunda-feira, dezembro 28th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.