Home Povos e Tribos Berbere Nefusa da Líbia

Berbere Nefusa da Líbia

46
0
RSS Feed

Os nefusas são um grupo berbere que habita na zona montanhosa estreita e alongada chamada de Yebel Nefusa que fica na região semi-árida da Tripolitânia ao noroeste da Líbia. A oliveira a figueira e a palmeira proporcionam os alimentos básicos nesta região em que as reservas de água são limitadas. Também criam ovelhas e cabras.

Os nefusas são muçulmanos da seita “herética” dos ibadis (como os jerbas da Tunísia). Eles rejeitam a ortodoxia sunnita dos líbios e proclamam um puritanismo igualitário. Os nefusas dão a importância central a Alá e não ao seu profeta. Por isso mesmo as mesquitas nefusas não estão voltadas para Meca.

As pressões do governo da Líbia (que é partidário do nacionalismo árabe) a situação de pobreza da zona e o desenvolvimento petrolífero da Líbia fizeram com que muitos nefusas estivessem emigrando em direção à Trípoli e outras cidades. Esta situação ocorre principalmente entre os jovens. Assim com este enfraquecimento o governo líbio acredita que estes berberes perderão seu sentido de identidade cultural na geração seguinte.

Ferramentas e equipamentos evangelísticos especiais são necessários para alcançar esse povo tanto espiritualmente quanto geograficamente.

O POVO
Nome do Povo: Berbere Nefusa
País: Líbia
Sua língua: Jabal Nafusah
População: 167000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Líbia
População : 5445000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 4000 (.09%)
Número de Igrejas no País: 93
Número de Missionários no País: 5
Liberdade de Pregação: Não

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed