Berbere Nefusa da Líbia

Tag  Tags: , , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os nefusas são um grupo berbere que habita na zona montanhosa estreita e alongada chamada de Yebel Nefusa que fica na região semi-árida da Tripolitânia ao noroeste da Líbia. A oliveira a figueira e a palmeira proporcionam os alimentos básicos nesta região em que as reservas de água são limitadas. Também criam ovelhas e cabras.

Os nefusas são muçulmanos da seita “herética” dos ibadis (como os jerbas da Tunísia). Eles rejeitam a ortodoxia sunnita dos líbios e proclamam um puritanismo igualitário. Os nefusas dão a importância central a Alá e não ao seu profeta. Por isso mesmo as mesquitas nefusas não estão voltadas para Meca.

As pressões do governo da Líbia (que é partidário do nacionalismo árabe) a situação de pobreza da zona e o desenvolvimento petrolífero da Líbia fizeram com que muitos nefusas estivessem emigrando em direção à Trípoli e outras cidades. Esta situação ocorre principalmente entre os jovens. Assim com este enfraquecimento o governo líbio acredita que estes berberes perderão seu sentido de identidade cultural na geração seguinte.

Ferramentas e equipamentos evangelísticos especiais são necessários para alcançar esse povo tanto espiritualmente quanto geograficamente.

O POVO
Nome do Povo: Berbere Nefusa
País: Líbia
Sua língua: Jabal Nafusah
População: 167000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Líbia
População : 5445000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 4000 (.09%)
Número de Igrejas no País: 93
Número de Missionários no País: 5
Liberdade de Pregação: Não

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em segunda-feira, dezembro 28th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.