Home Povos e Tribos Beja do Sudão

Beja do Sudão

135
0
RSS Feed

Os bejas são uma tribo de quase um milhão de pessoas que habitam a região há mais de 4.000 anos e seu território cobre cerca de 160.000 km² e pequenas fatias do Egito e Eritrea e representam o maior grupo étnico não árabe entre o Rio Nilo e o Mar Vermelho. São por tradição pastores de ovelhas e se declaram descendentes do neto de Noé Cuxe (filho de Cam) e se dividem em clãs. São hospitaleiros geralmente demonstrando gentileza com as outras clãs mas não são amigáveis com estrangeiros às vezes se tornando distantes ariscos agressivos e prontos para guerrear.

Os bejas de forma geral não são muçulmanos devotos mas possuem um “islamismo popular” que é uma mistura da fé islâmica com suas crenças tradicionais. As orações da maioria do povo são rotineiras e quase sempre não são compreendidas nem por eles mesmos.

Somente de três anos para cá tomou-se conhecimento de um trabalho cristão entre os bejas. Duas agências missionárias estão direcionando seus esforços para levar o Evangelho a este grupo mas não se conhece ainda nenhum cristão beja.

O POVO
Nome do Povo: Beja
País: Sudão
Sua língua: Beja
População: 1907000
Maior Religião:
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 8 (0%)

SEU PAÍS
País: Sudão
População : 29116000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 782400 (3.1%)
Número de Igrejas no País: 600
Número de Missionários no País: 162
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed