Beja do Sudão

Tag  Tags: , - Categorias: Povos e Tribos por Efatah



Os bejas são uma tribo de quase um milhão de pessoas que habitam a região há mais de 4.000 anos e seu território cobre cerca de 160.000 km² e pequenas fatias do Egito e Eritrea e representam o maior grupo étnico não árabe entre o Rio Nilo e o Mar Vermelho. São por tradição pastores de ovelhas e se declaram descendentes do neto de Noé Cuxe (filho de Cam) e se dividem em clãs. São hospitaleiros geralmente demonstrando gentileza com as outras clãs mas não são amigáveis com estrangeiros às vezes se tornando distantes ariscos agressivos e prontos para guerrear.

Os bejas de forma geral não são muçulmanos devotos mas possuem um “islamismo popular” que é uma mistura da fé islâmica com suas crenças tradicionais. As orações da maioria do povo são rotineiras e quase sempre não são compreendidas nem por eles mesmos.

Somente de três anos para cá tomou-se conhecimento de um trabalho cristão entre os bejas. Duas agências missionárias estão direcionando seus esforços para levar o Evangelho a este grupo mas não se conhece ainda nenhum cristão beja.

O POVO
Nome do Povo: Beja
País: Sudão
Sua língua: Beja
População: 1907000
Maior Religião:
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 8 (0%)

SEU PAÍS
País: Sudão
População : 29116000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 782400 (3.1%)
Número de Igrejas no País: 600
Número de Missionários no País: 162
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo






Este artigo foi escrito em segunda-feira, dezembro 28th, 2009 e armazenado em Povos e Tribos. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Comentários estão fechados, mas você pode deixar trackback de seu site.


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.