Home Povos e Tribos Baluqui Oriental do Paquistão

Baluqui Oriental do Paquistão

89
0
RSS Feed

Os baluquis são descendentes em parte do império do Rei Dario da época de Daniel. A maioria vive em Baluquistão alguns porém foram buscar uma vida melhor na cidade de Karachi. São conhecidos como indivíduos honestos e por seu sentido de comunidade. São sinceros francos e muito mais abertos do que outros grupos no Paquistão. Entre seus compatriotas são conhecidos pela hospitalidade.

Quando emigraram até Karachi deixaram sua tradicional vida semi-nômade em Buchistão. Isto causou um rompimento na sua indentidade cultural. São desprezados por outros muçulmanos e como consequência não se abrem portas de emprego. O governo não lhes agrada ainda que seja muçulmano. Será interessante ver como eles reagem à lei sharia que foi imposta recentemente pois há um sentimento geral de desagrado desespero e revolta entre este grupo pobre.

Muitos baluquis não sabem ler e escrever e até recentemente não havia escrita de sua linguagem entretanto têm uma longa tradição de composições poéticas. Os poetas e ministréis profissionais são altamente respeitados.

São islâmicos sunni. A prática de sua religião permanece privativa e não o conceito de “religião da nação”. Toda forma de autoridade secular é separada da autoridade espiritual exercida pelos líderes religiosos.

O POVO
Nome do Povo: Baluqui Oriental
País: Paquistão
Sua língua: Baluqui Oriental
População: 1735000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Paquistão
População : 141599000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 352000 (.29%)
Número de Igrejas no País: 2883
Número de Missionários no País: 736
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed