Home Povos e Tribos Bakhtiari do Irã

Bakhtiari do Irã

118
0
RSS Feed

Os luris estão situados em Lurestão Balhtiari e Kukgiluyeh nos montes Zagros Irã. Cerca de metade  é semi-nômade cultivando a terra e criando animais durante seis meses até que a época seca os expulse à pradarias das montanhas em busca de pastos. O restante da população dedica-se à agricultura o ano inteiro. Apesar dessa divisão a maioria vive em aldeias e povoados fixos e só habita em tendas feitas de pelo de cabra negra quando guiam seus animas até as pradarias. Aos poucos sua vida vem-se tornando mais sedentária.

As tendas ou choças são a unidade básica de cada aldeia. A descendência é traçada pelo lado do marido (patrilinear); as comunidades familiares formam sub-tribos e várias sub-tribos constituem tribos dentro dos luris.

A pressão do governo acabou com a autoridade dos chefes tribais (khãs) mas a vida ainda é organizada em tribos e sub-tribos.

O idioma oficial é o farsi cuja importância tem aumentado devido às possibilidades de receber educação. As práticas religiosas estão centradas no islamismo xiita mas sua fé é bem mais simples do que os iranianos que vivem nas cidades. Eles fazem peregrinações a tumbas e usam amuletos havendo também outros aspectos do islamismo popular.

O POVO
Nome do Povo: Bakhtiari
País: Irã
Sua língua: Luri
População: 1083389
Maior Religião: Islamismo Xiita
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada

SEU PAÍS
País: Irã
População : 64525000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 14432 (.3%)
Número de Igrejas no País: 49
Número de Missionários no País: 0
Liberdade de Pregação: Não

Fonte: Adote um Povo

RSS Feed