Vasos para honra e vasos para desonra

Tag  Tags: , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



A Bíblia relata o histórico de personagens bíblicos. São comparados a vasos. “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.” II Tm 2. 20.

Os vasos para honra são santificados, livres de iniqüidades, apartados de injustiça e preparados para toda boa obra. Observemos o contraste entre alguns deles. Tudo dependeu de como se relacionaram com Deus e com seu próximo. Vaso sujo não produz o que é bom: Como o vaso de barro coberto de escória de prata, assim são os lábios ardentes e o coração maligno. Pv 26. 23.
1 – CAIM E ABEL – Gn 4. 1 – 15. Caim foi invejoso, cruel e fugitivo. Abel foi íntegro, leal e consagrado a Deus.
2 – RAABE E DALILA – Js 2. 1 – 21, e Jz 16. 1 – 21. Raabe acolheu em paz os espias de Israel; protegeu-os. Dalila seduziu Sansão e o traiu; vendeu-se por dinheiro.
3 – EZEQUIAS E ACABE – II Rs 18. 1 – 7, e I Rs 21. 1 – 29. Ezequias foi rei piedoso que buscou a Deus e foi fiel a ele. Acabe foi rei idólatra e criminoso.
4 – PEDRO E JUDAS ISCARIOTES – Jo 21. 15 – 19, e At 1. 15 – 20. Pedro se arrependeu de ter negado a Jesus e foi confirmado no apostolado. Judas sentiu remorso, reconheceu que traíra sangue inocente, mas se enforcou.
Com os exemplos estudados – ler as passagens bíblicas – notamos que os vasos para desonra são os que promovem dissensões, escândalos. Não colocam Deus em primeiro lugar em suas vidas; são egoístas e frios. Os vasos de honra servem ao Senhor com integridade, sem egoísmo. São severos na austeridade e prontos ao arrependimento quando pecam.
Paulo orienta os vasos de honra para que não se dêem a contendas e que fujam das paixões da mocidade. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos. II Tm 2. 24. Foge, igualmente, das paixões da mocidade. II Tm 2. 22.
Os vasos de honra palmilham o caminho estreito como ordenado: Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. II Tm 2. 22.
Conclusão: O mundo carece de uma igreja que brilhe a glória de Deus ante seus corações. Nada menos que isso influenciará os pecadores ao arrependimento, à conversão a Cristo Jesus. Salomão escreveu: Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor. Pv 25. 4.

Autor: Pr. Odair Alves de Oliveira






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.