Home Estudos e Mensagens Vasos para honra e vasos para desonra

Vasos para honra e vasos para desonra

394
0
RSS Feed

A Bíblia relata o histórico de personagens bíblicos. São comparados a vasos. “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.” II Tm 2. 20.

Os vasos para honra são santificados, livres de iniqüidades, apartados de injustiça e preparados para toda boa obra. Observemos o contraste entre alguns deles. Tudo dependeu de como se relacionaram com Deus e com seu próximo. Vaso sujo não produz o que é bom: Como o vaso de barro coberto de escória de prata, assim são os lábios ardentes e o coração maligno. Pv 26. 23.

1 – CAIM E ABEL – Gn 4. 1 – 15. Caim foi invejoso, cruel e fugitivo. Abel foi íntegro, leal e consagrado a Deus.
2 – RAABE E DALILA – Js 2. 1 – 21, e Jz 16. 1 – 21. Raabe acolheu em paz os espias de Israel; protegeu-os. Dalila seduziu Sansão e o traiu; vendeu-se por dinheiro.
3 – EZEQUIAS E ACABE – II Rs 18. 1 – 7, e I Rs 21. 1 – 29. Ezequias foi rei piedoso que buscou a Deus e foi fiel a ele. Acabe foi rei idólatra e criminoso.
4 – PEDRO E JUDAS ISCARIOTES – Jo 21. 15 – 19, e At 1. 15 – 20. Pedro se arrependeu de ter negado a Jesus e foi confirmado no apostolado. Judas sentiu remorso, reconheceu que traíra sangue inocente, mas se enforcou.

Com os exemplos estudados – ler as passagens bíblicas – notamos que os vasos para desonra são os que promovem dissensões, escândalos. Não colocam Deus em primeiro lugar em suas vidas; são egoístas e frios. Os vasos de honra servem ao Senhor com integridade, sem egoísmo. São severos na austeridade e prontos ao arrependimento quando pecam.

Paulo orienta os vasos de honra para que não se dêem a contendas e que fujam das paixões da mocidade. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos. II Tm 2. 24. Foge, igualmente, das paixões da mocidade. II Tm 2. 22.
Os vasos de honra palmilham o caminho estreito como ordenado: Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. II Tm 2. 22.

Conclusão: O mundo carece de uma igreja que brilhe a glória de Deus ante seus corações. Nada menos que isso influenciará os pecadores ao arrependimento, à conversão a Cristo Jesus. Salomão escreveu: Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor. Pv 25. 4.

Autor: Pr. Odair Alves de Oliveira

RSS Feed

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here