Três caminhos que levam ao Caminho

Tag  Tags: , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Desde que nasce, o homem percorre o caminho traçado pela vida. Cada decisão, atitude ou palavra proferida o conduz por um caminho que vai desaguar em algum lugar. A questão é saber se este lugar é lugar de paz ou lugar de sofrimento.

Provérbios 14.12 “Há caminho que, ao homem, parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte.”

Vários são os tipos de caminho percorridos pelo homem. Vejamos alguns:

1. O CAMINHO DA BRUTALIDADE. Atos 9.3 – Saulo seguia para Damasco a fim de praticar brutalidade contra um povo pacífico. Mas o encontro inesperado com Jesus transformou seu caráter e mudou sua história a ponto de levá-lo a dizer: “já não vivo eu, mas Cristo vive em mim” . (Gálatas 2.20)

2. O CAMINHO DA IGNORÂNCIA – Atos 8.26 – O eunuco seguia para Gaza e, em sua ignorância, buscava saber de Deus, sem conseguir entender por si só de onde vinha a salvação. Também ele encontrou Jesus, através de Felipe. Deus, diante de um homem desejoso de conhecê-lo, procurou alguém que pudesse ser deslocado até ele para esclarecer-lhe as dúvidas e mostrar um Deus Todo-Poderoso que pode salvar a todos que se dispõem a segui-lo. Uns não podiam ir até ele (ocupados demais), outros não podiam entendê-lo (religiosos demais), outros não podiam alcançá-lo (puros demais). Então Deus precisou tirar Felipe de um lugar cheio de sua glória para levá-lo ao deserto, por amor de um homem.

3. O CAMINHO DA DOR – Lucas 24.13 – Os discípulos caminhavam para Emaús, uma pequena aldeia perto de Jerusalé – Lucas 24.13 – Os discípulos caminhavam para Emaús, uma pequena aldeia perto de Jerusalém, carregando um fardo de dor e decepção, pois a morte tinha levado impiedosamente sua fonte de esperança para um lugar inalcançável e agora eles teriam que recomeçar sua trajetória por um caminho de tristeza. Ao lado deles um forasteiro caminhava observando-os. Era Jesus, que está sempre buscando a companhia dos fracos e oprimidos (Mateus 11.28). Jesus queria ver se eles tinham fé para perceber sua presença ali. Quando, finalmente, eles sentiram um arder no coração, Jesus se mostrou para eles e a festa começou. Eles redescobriram o caminho (o que é impossível para o homem é possível para Deus!).

CONCLUSÃO – o João 14.6 mostra Jesus se apresentando como o Caminho. Mesmo que alguém esteja no caminho errado: Damasco, Gaza ou Emaús; Jesus pode ir ao seu encontro. Provérbios 30.19 fala de 3 caminhos que despertam a atenção do sábio: a águia no céu descreve um caminho de soberania; a cobra na rocha descreve um caminho de perigos, traição e morte; o navio no mar descreve um caminho de aventura, ousadia e desbravamento. Em textos bíblicos vemos diversas descrições acerca do caminho do homem: Provérbios 16.9, mas o Caminho do Senhor é perfeito (Salmos 18.30), eterno (139,24), vivo (Hebreus 10.20) e para alcançá-lo é preciso estar atento para: sua luz (Salmos 119.105); sua confiança (Salmos 37.5). Agora é com você: qual caminho você quer seguir?

Autor: Dc. Carlos Ribeiro






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.