Panorama histórico das 7 igrejas do Apocalipse

Tag  Tags: , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Panorama das 7 Igreja da Ásia e seu período na História.

1) “Quem que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” [Apocalipse 2:7] Jesus estava falando aqui à igreja apostólica, o tipo de igreja predominante dos anos 30-66 (a igreja de Éfeso). Ele lhes promete que, se vencerem a oposição, receberão o fruto da “árvore da vida”, que vemos no Jardim do Éden, antes de Adão e Eva pecarem.

2) “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve … Que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” [Apocalipse 2:8-11] Esmira foi conhecida como a Igreja Perseguida, que predominou dos anos 67-312.

De forma similar que às outras promessas aos cristãos perseguidos posteriormente no livro do Apocalipse, Jesus lhes prometeu que não sofreriam o dano da Segunda Morte. Logicamente, essa é a morte dos incrédulos, descrita em Apocalipse 20:6: “Bem-aventurado e santo aquele tem tem parte na primeira ressurreição.” O povo que não sofrerá o dano da segunda morte são os salvos que serão ressuscitados na primeira ressurreição, isto é, no momento do arrebatamento.

3) “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo, escreve … Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” [Apocalipse 2:12-17] O Senhor Jesus mencionou algumas coisas bem específicas que a igreja de Pérgamo precisaria vencer: a) Martírio ao fio da espada, brandida pelas forças de Satanás; b) Luta contra a doutrina de Balaão; c) Comer carne sacrificada aos ídolos; d) A prática da fornicação. Alguns membros da igreja de Pérgamo tinham sucumbido diante de alguns desses pecados.

O Senhor Jesus os exorta ao arrependimento, para que não enfrentem seu julgamento. No entanto, para aqueles que vencerem esses pecados e esse martírio, Jesus oferece a maravilhosa promessa referida acima.

A igreja de Pérgamo é conhecida pelos eruditos bíblicos como a Igreja Indulgente – anos 312-606 – essa foi a transição entre a igreja verdadeira de Esmirna, que era perseguida, para uma falsa igreja cristã, que embora pareça verdadeira, afastou-se da fé, aceitando a liderança de um falso convertido, o imperador Constantino.

Essa igreja começou a incorporar práticas pagãs – Realmente, esse foi o erro de Balaão, a incorporação de práticas proibidas na vida diária do povo. Exatamente como previsto nessa profecia, a igreja de Pérgamo começou a incorporar práticas pagãs mortais.

Relacionamos algumas dessas práticas em seguida:

· Ano 300 – Orações para os mortos (necromancia)
· Ano 300 – Fazer o sinal da cruz (sinal Tao dos egípcios)
· Ano 375 – Adoração dos santos e dos anjos (violação a Êxodo 20:4)
· No final desse período, a igreja começou a venerar Maria mais e mais, armando o cenário para que ela fosse declarada imaculada e onipotente.
· A igreja começou a demonstrar anti-semitismo, acusando os judeus pela morte de Jesus Cristo.

4) “E ao anjo da igreja de Tiatira, escreve … E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro, como também recebi de meu Pai.” [Apocalipse 2:18-27] Aos crentes fiéis de Tiatira, Jesus Cristo promete que reinarão com ele durante seu reino milenar, quando ele empunhará um cetro de ferro.

A igreja de Tiatira é conhecida entre os eruditos bíblicos como a Igreja Pagã – Anos 606-Fim da Tribulação. Essa igreja também é conhecida como Igreja Católica Romana. Foi nesse tempo que muitas práticas pagãs foram introduzidas na igreja, “cristianizadas” e depois chamadas de cristãs e bíblicas.

Se você ler os versos 20-26, verá que o Senhor Jesus chama essa igreja de meretriz, prostituta, e diz que a lançará em uma cama e matará a ela e a seus filhos!

Quando uma pessoa, ou uma igreja adota práticas pagãs na forma de adoração a Deus, Deus chama essa pessoa ou organização de meretriz, de religião prostituída; embora esteja casada com Deus, foi buscar outras religiões para incorporar em suas práticas.

Deus chamou isso de prostituição espiritual nos tempos do Antigo Testamento, quando os israelitas incorporaram falsas práticas pagãs na adoração a Jeová Deus, e chama de prostituição hoje.

Nos últimos 1.200 anos, a Igreja Que lidera o Ecumenismo incorporou dezenas de práticas pagãs em sua forma de adoração, dando-lhes nomes cristãos, e depois dizendo que essas práticas eram legítimas desde o início do ministério de Jesus. Relacionamos 20 delas em seguida para seu estudo e consideração:

· 600 – Adoração em latim (embora os adoradores não compreendessem esse idioma)
· 600 – Rezas dirigidas a Maria (inferindo a onipotência dela)
· 754 – O papa obtém poder secular e político
· 788 – Adoração a Maria e aos santos
· 788 – Adoração da cruz, das imagens e das relíquias (a adoração de coisas materiais, especialmente relíquias, é um dos pontos comuns em todas as religiões pagãs).
· 998 – Jejum às sextas-feiras e durante a Quaresma – a prática da quaresma provém dos mistérios satânicos babilônios
· 1000 – Produção da “água benta”.
· 1090 – Rezas utilizando as contas do rosário
· 1123 – Imposição do celibato clerical -

Cumprindo a advertência de Paulo sobre as “doutrinas de demônios”, em 1 Timóteo 4:1-3: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizadas a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.”

· 1184 – A Inquisição – Matança forçada dos “heréticos”, extensão lógica de um papa não-cristão que detém grande poder religioso e político. Cumprimento da profecia de Jesus que “vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus” [João 16:2]

· 1190 – Venda de indulgências – O mais importante e trágico é que essa igreja deixou de ensinar a salvação por meio da fé em Jesus Cristo e em sua graça e misericórdia, substituindo a doutrina da salvação pelas obras. A partir deste ponto, os fiéis não podem mais ser salvos por meio dos ensinos dessa igreja.

· 1215 – Transubstanciação da Hóstia, transformou a ceia do Senhor que foi estabelecida por Jesus Cristo em um canibalismo simbólico, uma abominação a Deus e que é praticada pelos satanistas.

· 1215 – Confissão dos pecados a um sacerdote – Esse ensino substitui Jesus Cristo como nosso intercessor diante de Deus, colocando um homem em seu lugar. Veja Hebreus 2:17-3:3; 4:14-16; 5:1-9; 6:4-6, 19-20; 7:11-28; 8:1-6; 9:8-15, especialmente o verso 15; 9:22-28; 1 Timóteo 2:5-6: “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

· 1438 – Proclamação do Purgatório. Outro ponto comum na maioria das religiões pagãs. Essa doutrina assegura falsamente às pessoas que toda a humanidade irá no final para os céus, alguns antes, outros depois. Encoraja a prática do pecado.

· 1545 – Declara que as Tradições da Igreja têm a mesma autoridade que a Bíblia. Formalizou a heresia que a justificação (salvação) era por meio das obras, não pela fé unicamente, e acrescentou livros apócrifos à Bíblia.

· 1600 – Invenção dos escapulários, medalhas, e o ensino que a salvação de uma pessoa pode ser alcançada mediante a aquisição e uso de um desses ridículos apetrechos pagãos.

· 1854 – A Igreja declarou Maria como imaculada (sem pecado), ou passou para declará-la igual a Deus e a Jesus Cristo.

· 1870 – O papa é declarado com infalível (agora o papa é igual a Jesus Cristo)

· 1956 – Assunção de Maria – Isso significa que ela nunca morreu (como os outros meros mortais), mas ascendeu diretamente aos céus, do mesmo modo como Jesus Cristo ascendeu em uma nuvem aos céus. Novamente, declara que Maria é igual a Jesus Cristo.

· 1184-cerca de 1850 – A Igreja martirizou mais cristãos que o governo romano no período compreendido entre os anos 33-312. Algumas estimativas chegam a até 8 milhões de cristãos nascidos de novo martirizados pela Igreja.

Verdadeiramente, Jesus Cristo devia ter essa igreja em mente quando disse: “Pelos seus frutos os conhecereis.” [Mateus 7:16-20]

Verdadeiramente, portanto, a Igreja que lidera o ecumenismo é a igreja pagã de Tiatira, que permitiu que uma profetiza perversa, Jezabel, ensinasse paganismo, idolatria e contemporização com os falsos mestres religiosos.

Não é acidental que Jesus Cristo tenha usado a mulher Jezabel em sua narrativa aqui, pois as religiões pagãs em todo o mundo ao longo da história foram iniciadas ou lideradas por mulheres.

Na verdade, os místicos da Nova Era reconhecem a Maria adorada como a forma mais recente da deusa Mãe da Terra, absolutamente idêntica às outras deusas adoradas pelos pagãos em todo o mundo atualmente.

5) “E ao anjo da igreja de Sardis escreve … O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” [Apocalipse 3:1-6] Sardes era a Igreja Espiritualmente Morta: 1520-Tribulação.

Essa igreja parece e atua como se estivesse espiritualmente viva, e é considerada como tal aos olhos das pessoas, mas à vista de Jesus Cristo, ela está morta. Sardes significa “aqueles que escaparam”, ou “aqueles que sairam”, uma boa descrição das igrejas protestantes da Reforma.

A Reforma protestante ocorreu por que seus líderes, como Martinho Lutero, quiseram desesperadamente corrigir o paganismo da Igreja e definir o princípio que a salvação é obtida somente pela fé.

Embora as igrejas da Reforma tenham realizado muita coisa boa e milhões vieram a nascer de novo como resultado do seu testemunho e da sua pregação, rapidamente essas igrejas tornaram-se mortas. Elas buscaram a aprovação dos governos seculares e retiveram muitos ritos e práticas desta igreja.

O Senhor Jesus Cristo adverte:

“Sê vigilante”, o que significa, viver atentamente de acordo com os ensinos e orientações das Escrituras, mantendo-se puro até o fim. A implicação é que essa igreja não possui conhecimento espiritual maduro; é espiritualmente retardada.

“Confirma os restantes que estavam para morrer”, mantenha-se firme, preserve a verdade que ainda retém, evitando maior deterioração.

“Arrepende-te” do pecado cometido por causa da imaturidade espiritual e do amor continuado ao ritual e às doutrinas do catolicismo.

6) “E ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve … A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” [Apocalipse 3:7-12]

A igreja de Filadélfia, é a mais fundamentalista das sete e é a que será arrebatada É a Igreja Fiel de Jesus Cristo, representam os Crentes Fiéis.

Além disso, qualquer indivíduo que seja verdadeiramente fundamentalista cristão dentro de qualquer uma das outras seis igrejas também será arrebatado.

7) “E ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve … Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” [Apocalipse 3:14-22]. A Igreja Falsa, Morna — Laodicéia: 1900-Tribulação. Em outras palavras, essa é a igreja que predominará nos círculos cristãos antes do aparecimento do Anticristo, no fim da Época da Igreja.

O Senhor Jesus não tem absolutamente nenhum elogio para essa igreja! Ele não vê nada de bom nela que possa elogiar. Em outras palavras, ela não está fazendo nada direito.

Os membros dessa igreja eram mornos e, como tais, eram tão nojosos para Jesus quanto um café morno é para nós. Jesus não pode fazer nada com uma pessoa morna, pois essa pessoa pensa que está salva, embora não mostre os frutos normais do Espírito (Gálatas 5:22-26), nem participe de todo o coração de uma igreja local, que esteja fundamentada na Bíblia, nem entregue seu dízimo, nem leia a Bíblia nem ore regularmente, e certamente escolhe quais mandamentos quer obedecer e quais vai desobedecer.

O Senhor Jesus está tão enojado com essas pessoas que as cospe para fora de sua boca.

No entanto, aos seus próprios olhos, os membros dessa igreja acham que estão indo bem espiritualmente.

Jesus Cristo predisse que essa igreja dos últimos dias pensaria assim sobre sua condição espiritual: 1) Eles se acham ricos e prósperos; 2) Acham que não precisam de nada.

No entanto, Jesus Cristo vê de uma forma diferente. Ele disse que eles não conhecem sua verdadeira condição espiritual:

1) Eles estavam espiritualmente desgraçados, miseráveis, cegos e … 2) Nus – essa é a acusação mais séria de todas, pois significa que essas pessoas não estão salvas!!

Nas Escrituras, Deus retrata as pessoas vestidas com trajes rotos e sujos (a vida nos pecados) ou vestindo trajes branquíssimos, dados por Jesus Cristo, com os quais poderão entrar nos céus. Veja Zacarias 3:1-10; Apocalipse 3:5; especialmente Mateus 22:1-14.

As igrejas envolvidas no Movimento Ecumênico estão nessa categoria de igrejas orientadas para a Nova Era.

Finalmente, as grandes denominações protestantes formadas nos tempos da Reforma, chamadas de Igreja Morta de Sardes, completaram o ciclo total em sua condição espiritual, juntando-se com os cegos e nus da igreja de Laodicéia, a última igreja antes da fundação da Igreja do Anticristo.

Temos que ser os crentes da igreja de Filadélfia, a igreja a quem o Senhor Jesus ama, e a quem ele prometeu o arrebatamento antes da Tribulação.

Embora pareça que estejamos perdendo toda batalha no cenário local, estadual e federal, retenha firme aquilo que você tem – sua fé inabalável em Jesus Cristo – sabendo que nada que fizermos será em vão.

Os eventos de Apocalipse 6, a cavalgada dos quatro cavaleiros e o aparecimento do Anticristo estão muito próximos.

No entanto, o Senhor Jesus Cristo e seus santos arrebatados virão dos céus para aprisionar o Anticristo e o Falso Profeta, após o curto reinado deles por sete anos.

Cristo Vem. Podes-tu dizer: “Maranata!”

Autor: Rodrigo M. de Oliveira






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.