O cordão de três dobras

Tag  Tags: , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Ec. 4:9-12 (9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.)

Como vemos por este texto o casal é uma instituição divina muito importante, pois o próprio Deus se instituiu como principal membro desta união . O cordão de três dobras não se quebra – o homem um – a mulher dois – e Deus como a terceira pessoa completando a união. É isso que é casamento para Deus, o homem e a mulher tem que permitir que Deus faça parte desta união como cabeça , ou nada sairá bem, pois o homem é o cabeça da mulher , mas Deus é o cabeça do homem . 1Co 11:3(Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão , e o varão, a cabeça da mulher; e Deus , a cabeça de Cristo ).
Mas o que se tem visto por ai, não é bem isso, e com freqüência acontece no convívio de um casal cristão, desavenças por não deixarem Cristo ser o cabeça desta união. Ocorrendo diversos problemas como :

Viver só de aparência.
Dormir brigados, as vezes em lugares separados.
Fazem sexo somente por obrigação.
Se tornam os piores amigos dos filhos.

A FALTA DE COMUNICAÇÃO

É um, ou o maior problema que ocorre no convívio de um casal .O erro de não se comunicar geralmente acontece , porque o casal é formado por pessoas de personalidades diferentes que estão vivendo juntas, sob o mesmo teto, a mesma cama, o mesmo banheiro, e desfrutam do corpo um do outro. Gn 2:24b(…e ambos serão uma só carne ).
Mas o homem por ter sido constituído por Deus como cabeça, as vezes abusa , se esquecendo que existe uma cabeça superior a ele (Deus).
A mulher já por sua vez não suporta mais ser humilhada , deixada de lado, quer seus direitos. Os dois querem e porque querem dar ordens , querem ser obedecidos , querem ter razão em tudo , mas nenhum dos dois quer admitir que está errado, que sente muito em ter ofendido o outro, em pedir perdão , em dizer que ama o outro.
Estes atritos de autoridades geram magoas, recentimentos, desrespeito, impaciência. Em um ambiente onde existe estes sentimentos. A comunicação será péssima . Mas o que o casal deve fazer é ceder as vontades um do outro, se respeitando mutuamente. Medite em Efésios 4:26-32 (26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;/ 27 nem deis lugar ao Diabo./ 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade./ 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem./ 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção./ 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia./32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.).

COMO DEUS VÊ O SEXO

O sexo é outro problema graves que tem matado os casais cristãos, que por sua vez deveriam ser os casais mais bem relacionados sexualmente, pois tem o Espirito Santo para os ensinar, Jo 14:17 (O Espirito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê , nem o conhece; mas vós o conheceis , porque habita convosco e estará em vós).
Um dos maiores erros dos cristãos é achar que o sexo tem a ver com o pecado. Mas se nós olharmos para o que Deus pensa a esse respeito, veremos que Deus se alegra muito quando o sexo é bem utilizado pelo casal. Veja Hb 13:4( Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará .).

CUIDADO COM O ECESSO DE SANTIDADE

Geralmente quando queremos nos santificar , descartamos a possibilidade de termos sexo em abundância . E isso nos pode causar graves problemas , pois alguns cônjuges chegam a ficar mais de uma semana sem ter relação sexual, se santificando , com jejuns orações e sacrifícios. E na maioria das vezes isso é feito apenas por um dos cônjuges , aumentando ainda mais o problema. Vejamos o que a palavra de Deus diz a esse respeito. 1Co 7:5 (Não vos desfruteis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração ; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.).
O ato sexual é muito importante no casamento, na união , na compreensão, no conforto mútuo. Por isso precisamos conhecer a pessoa amada. Não apenas seu interior, mas seu corpo. Precisam perguntar a si mesmo se estão fazendo seu cônjuge feliz sexualmente. 1Co 7:3,4(O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido./ A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido ; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo , mas tem-no a mulher.). Um casal precisa falar abertamente sobre isso um com o outro, pois isso agrada a Deus.
O sexo só é pecado quando é feito fora dos padrões divinos, mas quando é feito por um casal de acordo com os padrões divinos , é uma benção. Se não fosse assim Deus não teria instituído um livro (Cantares de Salomão ) somente sobre esse assunto . Ct 1:2-4(Beije-me ele com beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho./para cheirar são bons os teus ungüentos ; como ungüentos derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam./Leva-me tu, correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recâmaras . Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos , mais do que do vinho; os retos te amam).Ct 2:6 (A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça , e a sua direita me abrace ). Ct 7:6 (Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delícias !). Ct 7:12 (Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se abre a flor , se já brotam as romãzeiras; ali te darei o meu grande amor).

O RESPEITO MÚTUO

O respeito agrada a Deus, pois ele esta sempre cobrando isso de nós . É fundamental para um casal o respeito : Na forma de se tratar .
Nunca nenhum dos cônjuges deve dar respostas ásperas ou destratar o outro na frente de outras pessoas ou dos filhos, mesmo estando com razão pois isso entristece e fere os sentimentos do cônjuge. Pv. 15:1 (A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura sucinta a ira).
Na forma de conduzir uma discussão. É necessário ser sábios para não transformar uma discussão em contenda. Pv. 17:14 (Como o soltar as águas ,é o principio da contenda; deixa por isso a porfia , antes que sejas envolvido.).

COMO VENCER O COMODISMO

Nunca deixem que seu casamento se transforme numa vida só de grupo, mas procure sempre estar trazendo algo novo para o seu lar.

O MARIDO – Respeite sua mulher na sua fragilidade, fazendo-a feliz no sexo, respeitando as suas indisposições. Protegendo a família , sendo compreensivo nos erros, dando honra a seus filhos sem nunca usar a sua autoridade com violência, levando sempre todos a compreender a vontade de Deus para as suas vidas . este é o serviço do sacerdócio do marido. Ser líder requer uma compreensão muito grande , pois sua mulher e seus filhos esperam isso em você. Ef. 5:25-29 ( Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,/para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,/ Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível./ Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher , ama-se a si mesmo./ Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja). 1 Pe. 3:7 (Igualmente vós, maridos , coabitai com elas com entendimento , dando honra à mulher, como vaso mais fraco ; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida ; para que não sejam impedidas as vossas orações).

A MULHER – Respeite seu marido , pois ele é o cabeça e protetor, faça-o feliz, não tirando-lhe a autoridade, mas a complementado, pois você é a sua adjutora. Arrume sua casa não para se mostrar aos outros, mas para que seu marido possa se sentir a vontade dentro de casa, e seus filhos também. Não seja áspera quanto ao cuidado da casa, pois com brandura e amor consegue que seu marido a ajude nas tarefas do lar , lhe dando ainda maior respeito para com os seus filhos. Procure satisfazer seu marido na relação sexual, e sempre o terá em casa mais cedo. Pv. 30:10-31 (10 Não calunies o servo diante de seu senhor, para que ele não te amaldiçoe e fiques tu culpado./11 Há gente que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe./12 Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia./13 Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima./14 Há gente cujos dentes são como espadas; e cujos queixais são como facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens./15 A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta;/16 o Seol, a madre estéril, a terra que não se farta d’água, e o fogo que nunca diz: Basta./17 Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia./18 Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço:/19 o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem./20 Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniqüidade./21 Por três coisas estremece a terra, sim, há quatro que não pode suportar:
22 o escravo quando reina; o tolo quando se farta de comer;/23 a mulher desdenhada quando se casa; e a serva quando fica herdeira da sua senhora./24 Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias;/25 as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida;/26 os querogrilos são um povo débil, contudo fazem a sua casa nas rochas;/27 os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos enfileirados;/28 a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis./29 Há três que andam com elegância, sim, quatro que se movem airosamente:/30 o leão, que é o mais forte entre os animais, e que não se desvia diante de ninguém;/31 o galo emproado, o bode, e o rei à frente do seu povo )

FORMAS DE TRATAMENTO E APELIDOS

Muitos casais ao passar do tempo e devido ao comodismo, mudam a forma de se tratarem, deixam de lado o – “Amor, meu bem, querido(a), esposo(a) etc.”. E passam a se tratar de : Pai, mãe, filho, filha , velho(a), e outros apelidos que não soam muito bem.
Fazendo isso o casal vai minando a sua intimidade, pois troca as palavras de amor e carinho, por palavras ditas de acordo com a situação, sem perceber a cada dia , se tornam mais distantes de dizerem um ao outro “EU TE AMO”.
Essa atitude de tratamento está longe do exemplo que nos da o livro de Cantares de Salomão, veja o Cap. 7.
1 Quão formosos são os teus pés nas sandálias, ó filha de príncipe! Os contornos das tuas coxas são como jóias, obra das mãos de artista./2 O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios./3 Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela.
4 O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz é como torre do Líbano, que olha para Damasco./5 A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso pelas tuas tranças./6 Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!/7 Essa tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios aos cachos de uvas./8 Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o das maçãs,/9 e os teus beijos como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e se escoa pelos lábios e dentes./10 Eu sou do meu amado, e o seu amor é por mim.
11 Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias./12 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se estão abertas as suas flores, e se as romãzeiras já estão em flor; ali te darei o meu amor./13 As mandrágoras exalam perfume, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; eu os guardei para ti, ó meu amado.

CONCLUSÃO :

O casamento não é feito de problemas apenas, é feito de ternura, alegria, descontração, conforto e desafios. E o maior desafio, tanto para o homem, como para a mulher, é o desafio de compreender o outro. E não há compreensão se não houver misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência.
Compreensão é desafio permanente, e na prática , determina a qualidade de vida matrimonial, o crescimento ou fracasso do casamento. Cl. 3:12-14(12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. )

Autor: Pr. Valqueris Tentemplis Martins






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

One Response to “O cordão de três dobras”

  1. darlene on junho 7th, 2011 at 11:14

    otimo

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.