Caminho para alcançar o coração de Deus

Tag  Tags: , , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Davi foi um homem que aprendeu a andar no caminho da humildade e do temor a Deus. Todos os dias de sua vida Davi devotou em servir e seguir ao Senhor. Foi um homem de fé. Um adorador dedicado. Um profeta determinado. Um rei justo. Davi trilhou o caminho certo que pode levar um homem a estes princípios.

I- APRENDEU A SACRIFICAR A DEUS ( Sl 40:6 “Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste” ;Sl 51:16 “Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria”; Sl 54:6 “Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque tu és bom”).

A) Davi foi um homem que aprendeu o caminho do sacrifício. Ele desenvolveu um estilo de vida de doação, de ofertas, de holocaustos, de libações. O que este de tipo de sacrifício que o rei Davi praticava nos ensina.

A.1- Isto aponta para uma vida de adoração, de quebrantamento e de oração. Todos os que desejam ter uma vida de intimidade com Deus precisam entrar por este caminho. O caminho da adoração sincera e em intimidade. Uma vida de quebrantamento e de oração constante.

A.2- O sacrifício também aponta para morte. Para sacrificar um animal para o holocausto era preciso mata- lo e o sacrifício era quase que diário. Isto quer dizer que temos que ter um estilo de vida espiritual que faça morrer a cada dia a nossa velha natureza, nossos desejos carnais, nossa atração pelo mundo, o tratamento do nosso caráter e o domínio do nosso temperamento.

A.3- O sacrifício também fala de uma vida desprendida de coisas materiais. Precisamos ser dadivosos, generosos, ofertantes e entrar em todos os desafios que exigirem um sacrifício, entendendo que Deus é o dono de todos os nossos bens

II- APRENDEU A ENTREGAR-SE A DEUS ( SL 31:5 “Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade” ;Sl 37:5 “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”).

A) Entregar-se totalmente a Deus exige uma atitude de fé. Davi entendeu isso e trilhou por esse caminho. Porque entregar-se quer dizer doar-se totalmente a alguém; deixar de governar a si mesmo e deixar o comando nas mãos de outrem; quer dizer submeter-se às vontades e desejos de outrem; mudar o estilo de vida que outrora era para si e passar a viver em fução daquele à quém se entregou. Isto implica em pensamentos, vontades e práticas.

A.1- A entrega representa rendição,istoé, deixar-se vencer por… deixar-se ser dominado… deixar-se domesticado por… reconhecer que não pode resistir a… Não criar muros de resistência, escudos de auto defesa. Entender que não pode mais operar na sua própria força. Como filhos de Deus precisamos nos render totalmente a Ele. Muitos de nós queremos servir a Deus, mas não queremos deixar que Ele nos domine, nos governe e seja o centro de controle das nossas vontades.

A.2- A entrega também nos ensina que precisamos confiar a Deus o nosso futuro, nossos sonhos e nossos planos. Sabendo que só Ele pode garantir a realização e o sucesso do nosso futuro. Entender que tudo o que vier a acontecer conosco seja agradável ou não, está sob o controle dEle e não devemos nos preocupar com nada, apenas crer e confiar.

III- APRENDEU A CONFIAR EM DEUS ( Sl 125:1 “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre” ;Sl 62:8 “Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio”; Sl 55:22 “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”; Sl 37:3 “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança”).

A) Confiar quer dizer que devemos crer que tudo estará bem e descançarmos nesta certeza. Confiar é saber que não estaremos sozinhos nas nossas batalhas, no desenvolvimento dos nossos projetos, no conduzir da nossa família, até mesmo nas necessidades. Confiar é depender em tudo de Deus.

A.1- Davi confiou em Deus na hora em que o inimigo estava pleiteando em sua porta (Sl 25:2 “Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim”). ). Todos nós passamos momentos de ataques e afrontas do nosso inimigo e é nesta hora que precisamos confiar que Deus está presente para nos dar vitória.

A.2- Quando somos atacados pelo medo no desempenho do nosso papel em governar quer seja no ministério, no trabalho, na família, na administração da empresa e etc festejar( Sl 13:2-5 “Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor, meu Deus. Ilumina os meus olhos, ou do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: “Eu o venci”, e os meus adversários ão o meu fracasso. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação”; Sl 21:7 “O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado”). Sempre que começamos a desenvolver o nosso potencial, o inimigo de nossas almas tenta nos afrontar trazendo medo e insegurança. Tenta nos abalar emocionalmente e nos tirar do foco principal. Fazendo-nos acreditar que não somos capazes de realizar o que estamos fazendo. Levando-nos a enchergar fracasso em vez de sucesso. Deprimindo nossa alma e anulando nossa fé.

A.3- Confiar é andar no sobrenatural. Sair da atmosfera da lógica, da razão e entrar no campo da fé, da esperança e da convicção. Quando confiamos não carregamos o fardo da preocupação sobre os ombros. Caminhamos sem nos preocupar se vamos chegar ou não, porque sabemos que quém está nos conduzindo nos levará em paz à um lugar seguro ( Sl 23:4 “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”).

IV- APRENDEU A ESPERAR EM DEUS ( Sl 25:3,5 Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente… guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”;Sl 27:14 “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”).

A) A esperança é o termômetro para uma fé operante. Uma pessoa que serve a Deus não pode viver sem esperança. Davi desenvolveu esse termômetro em sua vida. Ter esperança é viver o tempo de Deus para a sua vida e ministério. Ter esperança é não andar na frente de Deus, é não reivindicar nada fora do tempo, é não apressar-se, é calar-se muitas vezes e esperar o auxílio divino.
A.1)- Em tempo de benção ou de crise temos que ter esperança. ( Sl 37:7,34 “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal”…”Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá”; Sl 40:1 “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro”). Quando tentaram tomar o trono de Davi, ele esperou pela justiça de Deus; quando por conta da inveja, da calunia e da perseguição política teve que se encavernar, ele esperou o tempo e a ação de Deus.

A.2)- A nossa esperança não pode se transformar em desespero. Precisamos manter o equilíbrio emocional nas horas de tribulação e adversidades. Temos que manter a esperaça viva e saber que o socorro de Deus não vai demorar.

A.3)- Na hora da aflição a esperança ativa a nossa fé e nos leva a orar, a recorrermos às promessas da palavra de Deus, a invocarmos a presença e ajuda do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

Temos que aprender a sacrificar à Deus aquilo que para nós é importante; aprender a entregar à Deus todo os nossos sonhos e vontades; temos que aprender a confiar à Deus tudo o que somos e queremos e precisamos esperar em Deus, pela sua justiça, pelo seu socorro e pela sua promessa. Ele não falha, não chega atrasado e nem adiantado. Ele chega na hora certa, na hora dEle e no tempo dEle.

Autor: Pr. Osmarino Araújo






Este artigo foi escrito em quarta-feira, julho 22nd, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

2 Responses to “Caminho para alcançar o coração de Deus”

  1. Iara on outubro 14th, 2009 at 12:25

    Eu encontrei este texto na net e gostei muito, se puder, o leia.

  2. Antonio Donizetti Do Valle on junho 7th, 2015 at 19:18

    CAMINHOS TRANQUILOS E REINARÁ EM SEUS CORAÇOES A PAZ …

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.