As armas de Nossa Milícia

Tag  Tags: , , - Categorias: Estudos e Mensagens por Efatah



Texto Básico: Ef 6:10-17 – Em relação à armadura do crente, existem conselhos práticos do Espírito Santo por meio de Paulo, que precisam ser observados:
• Não há menção de proteção para as costas, pois a batalha é de frente;
• O apóstolo segue a ordem do soldado romano se vestir;
• É menciona uma armadura completa (gr. panoplia);
• São apresentadas armas defensivas (num total de cinco) e apenas uma ofensiva (2Co 10:7);
• São armas espirituais (2 Co 10:4).

As Armas de nossa milícia

1. Cinto – a verdade (Hb 1:8): elemento útil para apertar e sustentar a armadura e as armas úteis. Sem a verdade, ficamos vulneráveis. Nada vai funcionar sem ela.

2. Couraça – a justiça (ou retidão moral), no grego, thoraks. Era composto de duas partes ou asas; era a proteção dos órgãos da vida. Somente revestidos da justiça de Deus podemos enfrentar o mundo espiritual.

3. Calçados – preparação, vigilância e prontidão. Eram sandálias, chamadas grevas (gr. knemides), que serviam para proteger as canelas e os pés, especialmente o tendão tibial posterior. Precisamos estar sempre prontos e sempre vigiar nossos passos.

4. Escudo – a fé (gr. thureos), termo grego para “porta”, usado uma única vez em toda a Bíblia. Era o escudo para o soldado fortemente armado e preparado para a batalha. A fé é a proteção necessária para o combate espiritual.

5. Capacete – a salvação – (gr. perikefalaia). Era o capacete que protegia a cabeça do soldado no meio da batalha. Nossas mentes precisam estar guardadas em Cristo Jesus.

6. Espada – a Palavra de Deus (gr. machaira). No grego, existem onze palavras para espada. Machaira diz respeito àquela espada de fácil manuseio, somente portada pelo soldado bem treinado. A Palavra é a arma poderosa para desfazer as obras das trevas.

Conclusão

Temos à nossa disposição, todas as armas necessárias para sermos muito mais que vencedores (cf. Rm 8:37). Usemos as armas!

Autor: Pr. Lázaro Soares de Assis






Este artigo foi escrito em sábado, julho 25th, 2009 e armazenado em Estudos e Mensagens. Você pode acompanhar as respostas para este post através do RSS 2.0 feed. Você pode comentar, ou deixar trackback de seu site.

Deixe um Comentário


Facebook

Twitter

RSS Feed

Últimos Posts



Colabore conosco fazendo uma doação de qualquer valor. Basta clicar na imagem abaixo.