Home Estudos e Mensagens 7 Dicas Essenciais de Como Estudar a Bíblia

7 Dicas Essenciais de Como Estudar a Bíblia

365
0
RSS Feed

A melhor forma de estudar a Bíblia é fazer regularmente a leitura com atenção. Antes de iniciar o estudo, procure se afastar de possíveis distrações e ore buscando entendimento. Além disso, peça o discernimento necessário e sabedoria para posterior aplicação do estudo em sua vida. Vale lembrarmos o que diz Josué 1:8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido“. Seguem abaixo algumas dicas que servirão como auxílio para início de seus estudos bíblicos.

1.Separe um período diário para estudar – Salmos 1:2,3

Quando há um posicionamento no estudo diário, este será de fato único e fará diferença em sua vida. Aos poucos o estudo vai se transformando em qualidades que você mesmo não perceberá até ter feito o estudo por algum tempo. O período de tempo a ser investido é você que deve decidir. Uma hora diária seria ótimo, mas muito pode ser feito em quinze minutos. Tenha uma visão a longo prazo sobre o estudo. Talvez cada sessão de estudo não traga grandes mudanças para você, mas com o passar do tempo você verá que será uma boa influência em todos os sentidos.

2. Dedique-se a estudar a Bíblia – João 5:39

Não fique satisfeito com uma simples olhada em alguns versículos da Bíblia. Examine o contexto, leia e releia as passagens para que se aproveite a verdade que se esconde nas páginas. Faça questionamentos e procure as respostas: O que isto significa? O que isto significa para mim? Só tem isso? Procure entendimento pelas palavras diferentes que notar. Pese cada uma. Verifique outros versículos que têm a mesma palavra. Não seja um bebê o tempo todo. Estude você mesmo a Bíblia. Você pode atingir o significado. Forme o seu próprio pensamento sobre o assunto.

3. Estude através de tópicos – Jeremias 15:16

Essa é a maneira mais simples e prática para estudar a Bíblia, gerando resultados mais rapidamente. Procure estudar tópicos na Bíblia, não isolando o seu estudo em uma única parte. Veja o assunto por inteiro, considerando o contexto bíblico. Utilize ferramentas para ajudarem no estudo, tais como: uma concordância, comentários, dicionário bíblico, entre outros recursos. Não é necessário ler um livro da Bíblia por inteiro para ter um estudo pelos tópicos. Procure cada versículo que menciona o seu tópico, seja relacionado com cidades, cultura, assuntos ou personagens bíblicos.

Mas considere o seguinte:
Seja Sistemático – Faça anteriormente uma lista dos assuntos que quer estudar e faça-os um por um. Inclua vários para não ficar parado sempre em um só.
Seja Completo – Não estude só uns poucos versículos. Vá até que não possa ir mais.
Seja Exato – Entenda realmente as palavras. Anote-as, use um dicionário para entendê-las. Anote o que vem antes e depois, compare outras passagens iguais.
Seja Organizado – A informação pode ser boa, mas muitas vezes precisa ser considerada de uma maneira útil. Escreva em um caderno o que aprende e o que quer aprender. Faça uma lista de perguntas e anote a resposta pelo estudo (I Coríntios 14:40).

4. Estude através dos capítulos – Isaías 28:10-13

Essa forma de estudo talvez seja o que toma o menor tempo. Selecione os capítulos que quer estudar. Não comece por Gênesis, mas talvez João, Atos, ou Salmos. Leia o capítulo cinco vezes. Depois, divida o capítulo em seções e descreva cada uma delas com um título. Anote os fatos principais na ordem que aconteceram. Anote os personagens mencionados e algo que aprendeu sobre cada um deles. Anote as principais lições do capítulo, procurando uma verdade central. Há um versículo chave no capítulo? Qual versículo você mais gostou? Marque-o e memorize-o. Anote assuntos para estudos posteriores, assim como frases ou palavras. Anote as novas verdades que aprendeu através do capítulo. O que mudou na sua vida ou pode ser mudado através do estudo do capítulo?

5. Estude a Bíblia como a Palavra de Deus – I Tessalonicenses 2:13

Desenvolva um anseio de conhecer a Bíblia como a Palavra de Deus, mais do que por qualquer outro livro. Aceite o que Ela ensina, mesmo sem entender tudo ou concordar com todo assunto que estudou. Tenha plena confiança no que está escrito, desenvolvendo a obediência ao que aprendeu (Mateus 7:24,25). Seja atento para ouvir a Deus através das Escrituras, pois o estudo da Palavra de Deus é tempo investido com Deus.

6. Estude com oração – Filipenses 4:6

Ore antes de iniciar o estudo. Durante o estudo busque a Deus em oração e ore também após o término de cada período de estudo. O entendimento do que foi estudado será proveniente de Deus (I Coríntios 2:15,16). Ore pedindo graça para aceitar e entender a verdade que não compreende naquele momento, pedindo para eliminar da mente tudo o que não é verdadeiro.

7. Procure sempre por Cristo – Lucas 24:27

Enfim, no estudo da Palavra de Deus procure pelo Filho de Deus em cada texto de leitura. A Bíblia tem como tema central a exaltação de Jesus Cristo. Através de Cristo, o Pai será sempre exaltado. Anote tudo que estiver relacionado com Cristo.

Não tenha pressa em estudar a Bíblia, mas certifique-se de criar disciplina através de um plano de leitura bíblica. Comece a ler e estudar a Bíblia a partir do Novo Testamento, pelos evangelhos. Posteriormente, quando você já conhecer bem os ensinamentos e a história de Jesus, entendendo inclusive seus mandamentos, você pode passar para a leitura do Antigo Testamento. Que Deus lhe abençoe!


Autor: Baseado nos do Pr R. A. Torrey
Fonte: Palavra Prudente

RSS Feed

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here